quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Torrão de Amendoim

Poucas foram as pessoas que me marcaram na vida, mas há aquelas que o fizeram, de forma irreversível,profunda e duradoura. Ontem voltei a estar com uma dessas pessoas e foi uma lufada de ar fresco para a minha vida, relembrando-me que os valores e princípios ainda existem no ser humano. A ela dedico o post de hoje com a minha incondicional admiração e carinho. Obrigada!

Então cá vamos, Torrão de Amendoim ou Pinhoada, lembram-se deste doce tão característico? Pois a mim faz-me recuar à infância de todas aquelas vezes que via o meu pai deliciar-se com esta iguaria. Se soubesse que era tão fácil de fazer já me tinha aventurado mais cedo! Apenas vão precisar de amendoins ou amêndoas (ou uma mistura de ambos, porque não?), açúcar e água. Simples não?

Ingredientes:
200 gr açúcar 
30 gr água
amendoim q.b.

Preparação:
Coloquem o açúcar e a água numa frigideira larga e relativamente funda. Deixem ficar até formar ponto de caramelo, mexendo poucas vezes. Não se preocupem se formar algumas pedrinhas, pois à medida que o açúcar for caramelizado elas desaparecem. Quando tiver com a cor dourada e sem quaisquer grumos, juntem o amendoim, envolvam bem durante alguns segundos e retirem rapidamente antes que seque para uma base de papel vegetal. Deixem arrefecer e depois cortem a gosto. Eu pessoalmente gosto de partir à mão, fica com aquele aspecto bem rústico! 
Depois é só deliciarem-se! Conserva-se perfeitamente durante várias semanas, isto, claro, se conseguirem não comê-lo todo até lá! Experimentem e digam-me como correu!

Até breve!


1 comentário: